Últimos artigos e notícias

Mapa Temático de Centralidades Urbanas, Utilizando a Técnica de Densidade de Kernel

Neste mapa, realizado como contribuição para o Plano Diretor de Rio Grande/RS, podem ser observadas as centralidades urbanas, com base na distribuição espacial de equipamentos urbanos e serviços.

O mapa de densidade de Kernel é elaborado a partir do cálculo da magnitude de pontos, em uma determinada área, gerando um arquivo raster (geotiff) que facilita a visualização de informações sobrepostas. Quanto maior o número de pontos agrupados (cluster), maior a densidade, possibilitando a criação de zonas com diferentes gradientes de concentração e, portanto, uma análise mais clara e acertada das nuvens de pontos.

Assim, o georreferenciamento dos pontos foi realizado a partir de informações fornecidas pela Prefeitura Municipal de Rio Grande e da coleta de dados pelo Google Maps.

A análise dos resultados nos permite dizer que há uma maior concentração de equipamentos urbanos na área que representa o centro histórico e comercial da cidade e que confronta com as áreas portuárias mais antigas do município (Porto Velho e Porto de Rio Grande). Ademais, pode se observar uma concentração de pontos, nas demais centralidades urbanas (Quinta e Praia do Cassino), bem como nos eixos viários, que interligam a cidade.

Este tipo de técnica se demonstra bastante útil em análises urbanas aplicadas ao ordenamento territorial e análises de mercado, com contribuição direta para a definição de estratégias de investimentos públicos e privados.

Compartilhe

Artigos e notícias